Não basta estar certo, é preciso fazer com que as pessoas comprem sua ideia. Veja 7 caminhos para atingir este objetivo:
Nem todo mundo nasceu com o dom do carisma. Para convencer as pessoas de que você está com a razão ou de que o que você fala é o correto é preciso mais que um bom produto e uma premissa verdadeira. Influenciar o outro é uma arte que exige treino. Veja quais são os passos para chegar lá:
#1 Persuasão racional
Defenda suas ideias com argumentos lógicos e fatos que provem detalhadamente o porque fazer do seu jeito é melhor. Já dizia aquela frase: “Contra fatos não há argumentos”. Por mais que você seja um líder, o ideal não é que todos façam o que você quer por esse motivo, mas sim porque compraram a ideia.
#2 Cores
Em qualquer produto audiovisual a escolha da fotografia é fundamental. Nela serão escolhidas as cores e as sensações que elas transmitirão para o público alvo. No mundo real não é diferente. Cada cor tem seu valor psicológico. O azul, por exemplo, pode simbolizar lealdade, confiança, superação e autoridade. Não é à toa que geralmente é usado em estúdios de programas de telejornalismo. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, usa frequentemente o azul em suas gravatas.
#3 Oratória
Não adianta pedir para confiarem em você porque sabe o que está fazendo. Nem sempre um currículo bom faz com que a competência da pessoa seja notada efetivamente. Uma maneira eficaz de passar essa impressão é através da fala. Tropeços e hesitações durante um discurso público ou uma simples reunião fazem você parecer inseguro do que está dizendo e desconfortável consigo mesmo. A fala correta e num bom tom de voz aumenta a capacidade de influenciar as pessoas significativamente, porque transmite inteligência e credibilidade.
#4 Aparência
A roupa que você veste se associa a como você é. Ao usar uma roupa mal passada, a sensação será de que você é relaxado e sua vida é desorganizada. Se você pratica esporte e se veste de forma elegante, esta mais propenso a ser notado como uma pessoa saudável, feliz e desejado tanto socialmente como profissionalmente. A pessoa que não cuida de sua própria aparência terá mais dificuldade para conseguir o respeito das outras. Alguns estudos dizem que homem com barba pode diminuir a percepção da competência. Por isso que vemos inúmeros processos seletivos orientando os jovens a fazerem a barba para entrevista. Por outro lado, a barba com óculos ou combinada com a cabeça careca podem aumentar a percepção.
#5 Conjugação de verbos
Diz respeito a como você pede atividades aos funcionários. Como o próprio nome diz, o verbo imperativo praticamente obriga a pessoa a fazer o que você quer. Se você disser: “Tire uma cópia desse documento para mim”, parece que é uma pessoa que simplesmente gosta de dar ordens e como seu cargo é superior, a pessoa irá fazer a contragosto e te odiando. Agora se você diz: “Você pode tirar uma cópia desse documento para mim?”, a pessoa nunca vai dizer não por conta da hierarquia e então vai cumprir a atividade sem problema nenhum. Além disso, na segunda maneira dá a entender de que a pessoa está no controle da situação, que é outra ferramenta poderosa de influência: fazer com que alguém faça algo acreditando que a ideia foi dela mesma.
#6 Educação
Para ser respeitado também é preciso respeitar. Caso contrário sua influência será comprometida. Palavras simples como: “por favor” e “obrigado” fazem uma grande diferença no cotidiano.
#7 Elogios
“Animal recompensado por bom comportamento aprende mais que aquele castigado por mau comportamento”. Com os humanos não acontece diferente. Um elogio depois de uma tarefa cumprida com êxito, aumentará a eficiência do funcionário para as próximas vezes. Enquanto uma bronca severa não irá estimulá-lo a melhorar da mesma forma.
FONTE: www.areah.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário