O Advogado Criminalista é o profissional graduado em Direito, que opta por atuar na área do Direito Penal. O Direito Penal tem a função de zelar pelos bens jurídicos fundamentais, os quais são valores reconhecidos pelo Direito, sendo os seguintes: vida, liberdade e propriedade. Sendo assim, lesão à vida, atentado à liberdade e ofensa ao bem público são consideradas violações aos princípios básicos da justiça.
O profissional da área de advocacia criminalista é o bacharel em Direito, aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que opta por atuar na defesa criminal, seja de indivíduos acusados de cometer um crime, ou de quem alega ter sido vítima de um crime. O advogado criminal vai zelar pela garantia de defesa e justiça para o acusado, bem como pode tratar dos interesses relacionados a quem alega ser uma vítima. Este profissional não defende o crime, como pode ser dito popularmente, ele defende o acusado, enquanto indivíduo e possuidor de direitos constitucionais.
O advogado criminalista trata diretamente com pessoas, lidando com seus problemas em tempo real, necessitando ter disponibilidade total, pois ocorrências criminais podem ocorrer a qualquer hora e em lugares diversos. Por isso, este advogado precisa ter conhecimento em relações e comportamento humano, bem como interesse e habilidade em psicologia e sociologia. Este profissional precisa, também, ter condições profissionais e psicológicas para saber lidar com todos os envolvidos nas diferentes situações em que ocorre cada crime, como policiais, delegados, promotores e testemunhas.
Direito
Este profissional do Direito precisa ter domínio de suas funções e conhecimento de suas possibilidades, visto que pode precisar atuar dentro de delegacias, a fim de garantir o cumprimento da lei perante o acusado, sabendo todos os seus direitos e utilizando até o último recurso cabível, evitando injustiças e cargas abusivas sobre seu cliente, por parte de outros órgãos envolvidos. Em virtude disso, precisa ter domínio de todas as áreas do Direito, com foco no Direito Penal.
Para tornar-se advogado criminalista, o indivíduo precisa, invariavelmente, já ter concluído o curso de bacharel em Direito e ter sido aprovado na prova da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil. O advogado criminalista necessita desenvolver habilidades, para não ter seu desempenho comprometido, principalmente, nas seguintes áreas:
◙ Sistema Penitenciário;
◙ Fórum de Execuções Penais;
◙ Tribunal de Justiça;
◙ Trato com o cliente;
◙ Atuação na delegacia;
◙ Defesa Prévia;
◙ Resposta à Acusação;
◙ Habeas Corpus.
O profissional criminalista, além da aptidão para lidar com pessoas, necessita conhecer a logística e processos que envolvem prazos e documentações necessárias, tratando com as delegacias de polícia. Em caso de intenção para atuar no tribunal do júri, é necessário dominar a arte da oratória e capacidade de argumentação, assim como seguir na busca incessante por conhecimento e aprimoramento do vocabulário específico, bem como individual.
Existem cursos específicos, realizados extraclasses, para aprimoramento das habilidades advocatícias desenvolvidas no decorrer do bacharelado e que contribuem para que este profissional criminal esteja preparado para lidar com as adversidades decorrentes das ocorrências criminais, já que cada uma delas pode envolver pessoas, situações e pedir resoluções diversas.
COMPARTILHEI DO SITE: http://www.explicaki.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário